Formação "Lendo os Clássicos" - Instituto Cultural Hugo de São Vítor

Leia os maiores clássicos da literatura com os professores do Instituto Hugo de São Vítor!

Ler os clássicos não é uma tarefa simples, e a dificuldade se torna ainda maior quando não temos uma boa formação escolar.

Há tempos o estudo da linguagem é deixado de lado. Os jovens de hoje mal conseguem interpretar uma notícia de jornal, quanto mais ler uma obra clássica…

O fato é que não é possível haver educação onde o estudo da linguagem não é levado a sério – é nisso que insistimos ao longo dos últimos anos e recordamos sempre que possível.

Sem linguagem, não há educação. Sem educação, não há cultura.

Se você está aqui, é porque deseja ter cultura e ser alguém bem-educado – apesar das lacunas da sua formação.

O caminho da boa educação passa, irremediavelmente, pela leitura dos clássicos da literatura.

Os clássicos são os alicerces da nossa civilização.

Sem eles, não haveria Machado de Assis, Dostoiévski, Tolstói, Balzac, Dom Quixote e tantos outros excelentes autores modernos.

Sem eles, não haveria sequer filosofia. Os clássicos são uma fonte inesgotável de conhecimento!

Mas como ler os clássicos tendo tantas lacunas na minha formação?

Como criar o hábito de ler estes textos e entendê-los? Como registrar na memória as passagens importantes? Como absorver o texto e dele extrair ensinamentos para a vida?

Conheça a nossa proposta!

Esta formação consiste em uma coleção de aulas gravadas presencialmente na sede do Instituto Hugo de São Vítor em que os nossos professores leem e comentam os maiores clássicos da história do Ocidente: Ilíada, Odisseia, Eneida, A Divina Comédia e Os Lusíadas.

O conteúdo abrange estudos literários, pedagógicos e filosóficos. O estudante que assistir às aulas com diligência irá se beneficiar grandemente e progredir muito em seus estudos.

Na Formação para Ler os Clássicos você vai:

Diante da proposta da formação, é possível que você esteja pensando “Parece bom, mas…”

Existem 3 grandes justificativas que podem fazer com que você desconsidere esta formação e continue com uma formação literária superficial – talvez até medíocre.

1 - É muito difícil.

Os clássicos realmente não são obras fáceis de serem compreendidas, e é por isso que na Formação para Ler os Clássicos os professores leem junto com os alunos.

Isso significa que você não vai “receber dicas” de como ler os clássicos, mas lê-los junto conosco.

Os professores apresentam o contexto histórico de cada obra e tudo o que é necessário para que você possa entender o texto e tirar o máximo proveito da leitura.

2 - Não tenho tempo.

Se você está em busca de conhecimento e deseja melhorar a sua formação, não há escapatória: você precisará ler os clássicos em algum momento.

Dito isto, resta decidir em quanto tempo você levará para lê-los: 10 meses ou 10 anos…

Entrando para a formação, você vai ler os clássicos com mais rapidez, profundidade e ainda terá os seus outros estudos potencializados com os conhecimentos que irá adquirir ao ler estas grandes obras.

3 - Não tenho dinheiro.

Na Formação para Ler os Clássicos você NÃO VAI receber uma lista enorme de livros para adquirir. 

São apenas 5 livros – com traduções disponíveis na internet, em domínio público…

A única coisa que você precisa para participar dessa formação é algo que o dinheiro não pode comprar, isto é: disposição para aprender.

O que precisa ficar claro é:

NÃO HÁ FORMAÇÃO VERDADEIRA SEM A LEITURA DOS CLÁSSICOS

Fazer alguns cursos que expliquem as obras e ler alguns bons romances modernos não é suficiente para uma boa e verdadeira formação literária.

Os clássicos são obras que edificaram civilizações!

A Ilíada foi o livro de cabeceira de Alexandre Magno, o rei responsável por criar um dos maiores impérios do mundo antigo.

Antes de partir para Ásia, Alexandre Magno chegou a visitar o túmulo de Aquiles para pedir a benção do herói, que era sua inspiração.

Para além disso, a Ilíada e a Odisseia são citadas o tempo todo por Platão e Aristóteles em suas obras, o que deixa claro a importância destes clássicos para o início da filosofia.

Até a Idade Média, não havia educação sem a leitura da Ilíada, da Odisseia e da Eneida.

A influência dessas obras sobre a educação é tão grande, que chega a ser impossível de se mapear.

Agora, você tem a oportunidade de estar em contato com essas obras, que são os alicerces da nossa civilização!

AFINAL, NO QUE CONSISTE ESTA FORMAÇÃO?

A Formação para Ler os Clássicos consiste na leitura dos maiores clássicos da literatura.

Para chegar nesse objetivo, dividimos a formação em duas partes.

Na primeira parte, você irá adquirir as ferramentas de que precisa para ler os clássicos. Os cursos desta primeira parte são:

Na segunda parte, há a leitura comentada dos clássicos:

Por último, há a leitura comentada dos dois maiores filósofos clássicos.

Preparação para a leitura dos clássicos

Leitura dos 5 maiores clássicos da literatura

bônus com a leitura de filósofos clássicos

Confira a descrição de cada parte da formação, os bônus exclusivos e a melhor oferta que você verá hoje!

PARTE I - ESTUDOS preparatórios

1 - Introdução ao estudo e às Artes Liberais

Este curso do Prof. Clístenes é parte da Confraria de Artes Liberais e trata dos principais conceitos e noções sobre educação clássica e artes liberais – conceitos que acompanharão toda a sua jornada de estudos. São 10 aulas cujos temas versam sobre o Opúsculo sobre o modo de aprender e meditar de Hugo de São Vítor, disposições necessárias para o estudo e a ordem dos estudos nas Artes Liberais.

2 - Curso de noções gerais de gramática

Este é um curso breve ministrado pelo Prof. Mário Carbonera cujo propósito é fazer com que os mais iniciantes, que se veem com muitas lacunas, tenham uma formação primária suficiente para dar início e seguir com o estudo dos clássicos. Findado o curso, os alunos terão adquirido instrumentos para avançarem com segurança em seus estudos e uma visão ampla acerca da Gramática.

3 - Introdução à Mitologia

Este curso de introdução, ministrado pelos professores Clístenes Hafner Fernandes e Marcus Porto, fornece aos alunos uma visão panorâmica acerca da natureza do mito, dos principais mitos, histórias e personagens e de como ler mitologia. Ao término do curso, os alunos terão sido introduzidos no universo mitológico, tendo o caminho para iniciar a leitura dos clássicos.

4 - Leitura Guiada para Iniciantes

Este curso consiste numa seleção de aulas em que professores do Instituto Hugo de São Vítor demonstram, na prática, como ler, analisar e interpretar num nível básico diversos tipos de obras literárias. Dentre os textos utilizados, estão: Os Noivos, A Divina Comédia, sonetos camonianos, a primeira bucólica de Virgílio, Os Trabalhos e os Dias, Teogonia, Metamorfoses, O mercador de Veneza e Rei Lear.

PARTE II - LEITURA DOS CLÁSSICOS

1 - Workshop “Os Lusíadas”

O segundo bônus é o Workshop “Os Lusíadas”, em que o Prof. Clístenes lê e comenta toda a obra. Essa é a maior obra da língua portuguesa, cuja leitura é obrigatória a qualquer falante da língua.

2 - Workshop A Divina Comédia

Neste workshop, há a leitura comentada da Divina Comédia: o maior épico de todos os tempos. Esta obra é a que apresenta mais dificuldades e requer maior envergadura do leitor; o que faz com que os comentários do Prof. Clístenes sejam especialmente proveitosos aos alunos. São mais de 15 horas de conteúdo com a leitura de trechos selecionados da obra de Dante Alighieri; o poeta que ditou as bases do que viria a ser o bem dizer em italiano, que foi um divisor de águas na história da arte e da literatura ocidental e que foi o maior poeta medieval.

3 - Workshop Eneida

Este workshop consiste na leitura comentada da Eneida, a maior obra da literatura latina. As aulas somam, ao todo, mais de 19 horas de conteúdo em que o Prof. Clístenes lê e tece comentários que clarificam as passagens mais difíceis ou que necessitam de certa contextualização histórica. O professor traz muitos conhecimentos sobre a história de Roma e sobre como Virgílio justifica o “viver romano”, isto é, os costumes e a lei dos povos que ergueram a Cidade Eterna, que está aí até hoje e que segundo as profecias estará até o fim dos tempos.

4 - Workshop Odisseia

Neste workshop, os professores Clístenes Hafner Fernandes e Marcus Porto leem e comentam a Odisseia, dando ênfase às passagens mais importantes. Esta obra talvez seja a mais simples, mas não menos importante. Não fosse a Odisseia, não haveria a Eneida, A Divina Comédia e o nosso clássico lusitano, Os Lusíadas.

5 - Workshop Ilíada

Este workshop é especial! Ele vai ser lido integralmente e comentado ao longo de 2023 por todos os professores do Instituto Hugo de São Vítor. A Ilíada é o primeiro grande clássico desta Formação, que serviu de modelo para todos os outros clássicos que viriam a ser escritos depois. Haverá uma aula para cada canto da obra, ou seja, 22 aulas com a leitura integral da obra. A primeira aula vai ao ar em fevereiro!

Bônus

1 - Workshop Ética Aristotélica

Este workshop, ministrado pelos professores Mário Lucas Carbonera e Marcus Porto, consiste na leitura e comentário das principais passagens da obra Ética a Nicômaco, de Aristóteles. As aulas possuem um caráter teórico bastante denso em razão da complexidade do texto. Ao término das aulas, os alunos terão obtido uma visão geral da obra e condições de lerem o texto sozinhos com maior desenvoltura.

2 - Workshop Platão

Neste workshop, os professores Mário Lucas Carbonera e Marcus Porto leem e comentam trechos seletos dos diálogos platônicos Fedro e Górgias. Bem como as aulas sobre a Ética a Nicômaco, este workshop também possui um caráter teórico denso, que exige maior atenção por parte do leitor. Ao término das aulas, os alunos terão obtido uma visão panorâmica dos diálogos e condições de lerem as obras com mais facilidade.

3 - introdução à leitura do Gênesis

Este minicurso introdutório, ministrado pelo professor Rodrigo Naimayer, trata da leitura do Gênesis como literatura - e literatura clássica. Além de ler trechos seletos do Gênesis e de os comentar, o Prof. Rodrigo também faz importantes considerações sobre o modo correto de ler as Sagradas Escrituras.

Grupo de Supervisão e Suporte no whatsapp

Além de todo o conteúdo do curso e a possibilidade de realizar perguntas na plataforma da Formação, você fará parte de um grupo especial onde iremos acompanhar o seu progresso!

Você estará dentro de uma comunidade de educadores engajados em proporcionar uma educação melhor e ainda estará sob a orientação dos nossos professores.

Conheça os professores que farão você ler os clássicos

Desde cedo, o professor Eduardo interessou-se por música, artes e principalmente disciplinas matemáticas. Porém, esses interesses e outros, em filosofia e mesmo em ciêcias modernas, o levaram ao mundo das letras clássicas, ao notar que tudo estava ligado a uma tradição literária e científica muito anterior e mais profunda com relação ao que já havia aprendido. Então ele iniciou os estudos das línguas e da literatura clássica. Depois de quase 10 anos de estudo, pode ingressar em um curso avançado sobre literatura latina da maior escola de grego e latim da Europa. O professor Eduardo já dá aulas presenciais e online na Schola Classica há 5 anos.

O Prof. Clístenes é um dos fundadores do Instituto Hugo de São Vítor e um dos principais professores da instituição. É professor de música, línguas clássicas e modernas, poeta e cantor lírico. Há anos o Prof. Clístenes dedica-se ao ensino da pedagogia clássica. Atualmente ele é o principal professor do Colégio São José - projeto de uma escola que está em fase embrionária.

O Prof. Mário Carbonera é o principal professor de Gramática do Instituto Hugo de São Vítor; ele é tradutor, escritor e um dos membros fundadores da instituição. Há anos o professor dedica-se ao estudo da Gramática, tendo redigido o manual gramatical presente na Coleção 7 Artes Liberais e sendo o mais envolvido neste projeto

Músico, tradutor e professor de línguas antigas, professor Marcus foi o último a se juntar a nosso time. Graduado em Artes Liberais pela faculdade californiana Thomas Aquinas College e formado em cultura e línguas clássicas pela academia romana Vivarium Novum, atualmente é mestrando em ‘Latim’ na Universidade de Kentucky, e em ‘Educação Clássica’ na Universidade de Dallas. Dentre suas várias funções no Instituto Hugo de São Vitor, professor Marcus é principalmente encarregado de acompanhar e guiar nossos alunos internos na busca pela cultura e conhecimento que herdamos da antiguidade.

Aproveite esta condição especial!

R$ 744 12x 74,40
  • Conteúdo organizado em mais de 90 aulas em nossa plataforma;
  • Acesso sem expiração às aulas e pdfs;
  • Acesso de seis meses ao grupo de supervisão;
  • Tutoria na plataforma (resposta de perguntas nas aulas);
  • Certificação.

VOCÊ TEM APENAS

Dias
Horas
Minutos
Segundos

PARA entrar na formação

Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda?

Fale agora mesmo com a nossa equipe pelo WhatsApp!

FAQ

Em até 12x no cartão de crédito.

Abaixo de cada aula há um campo para perguntas, as quais serão respondidas por nossa equipe.

Assim que o pagamento for confirmado você receberá o acesso à plataforma em seu e-mail.

Você pode baixar as aulas por meio do aplicativo da plataforma disponível para Smartphone.

Você tem 7 dias para cancelar sua compra. Basta entrar em contato conosco solicitando o cancelamento.