Está chegando o IX Congresso de Educação Clássica e Artes Liberais do Instituto Hugo de São Vítor. É aquele evento especial que todos os anos marca e expõe as atividades do Instituto. É o evento que nos aproxima do nosso público e dos nossos alunos, assim como permite que estes possam ter um contato direto com os professores e com as atividades que exercemos. É, em suma, um grande convívio.
E, como sempre, teremos grandes palestras sobre um tema específico. O deste IX Congresso será o imaginário. Atualmente muito discutido, porém, a nosso ver, não igualmente bem compreendido e explicado, dedicaremos o evento a trazer a nossa visão sobre o assunto, com todas as dimensões e camadas que comporta, pois, além do mais, ele está ligado a um lançamento editorial que em breve anunciaremos.
Como sempre, o congresso contará com a presença dos professores do Instituto e com convidados muito especiais. Serão palestras dos Profs. Clístenes Fernandes, Marcus Porto, Rodrigo Naimayer e Mário Carbonera, mais as do Prof. Rafael Nogueira e do Prof. Luiz Gonzaga de Carvalho, que nos honrarão com contribuições de imensa valia para a discussão.
Em síntese, será um grande convívio onde professores e alunos se encontrarão para dialogar e discutir questões pertinentes ao tema da educação. Pois a educação não se completa sem a presença, sem a reunião do professor com os alunos, motivo por que não podemos deixar de promover estes eventos.
Portanto, você está mais do que convidado a participar do nosso IX Congresso, que ocorrerá no dia 22/07, no Hotel Piazza Navona, em Porto Alegre.
Prof. Clístenes Hafner Fernandes
Prof. Marcus Quintino Porto
Prof. Rodrigo Naimayer
Prof. Mário Carbonera
Prof. Rafael Nogueira
Prof. Luiz Gonzaga de Carvalho Neto
Como de costume, o Congresso será aberto pelo Prof. Clístenes. Sua palestra abordará o tema principal pela perspectiva do imaginário grego, isto é, das imagens, símbolos e ideias que embasaram a paideia, o ciclo de estudos fundamentais da Antiguidade Clássica, que formou as maiores mentes que o Ocidente como um todo veio a conhecer. O Prof. Clístenes é professor, músico e poeta. Ele é fundador e professor de diversas iniciativas no Instituto Hugo de São Vítor, como a Confraria de Artes Liberais e a Schola Classica. Atualmente, é o principal professor do projeto-piloto do Colégio São José.
A segunda palestra tratará do tema dos mitos. Pois, olhando de perto o imaginário tradicional, é impossível deixar de enxergar a proeminência da mitologia greco-romana. Esta foi tida, primeiro, como religião; porém, depois, na cristandade, como elemento embelezador e enriquecedor das histórias criadas pelos poetas. Basta ver sua função em Os Lusíadas, de Camões. O Prof. Marcus é formado em educação clássica pela Saint Thomas Aquinas College, nos EUA, e a Academia Vivarium Novum, em Roma. É poeta, músico e professor especializado em mitologia, matéria que leciona na Confraria de Artes Liberais.
A terceira palestra terá por tema as fábulas e os contos de fada, dois outros gêneros que não podem estar de fora do imaginário ocidental. As fábulas ensinam do modo mais didático máximas morais que devem ser aprendidas desde muito cedo, para fincarem raízes profundas; os contos de fada, por sua natureza, dão amplitude à imaginação e começam a desvelar a estrutura profunda da realidade, como ensinava Chesterton. Sem essas histórias, estamos condenados a um imaginário seco e infértil. O Prof. Rodrigo é seminarista, professor e presidente da Sociedade Chesterton Brasil. Já lecionou história, filosofia, religião entre outras matérias. É grande conhecedor de literatura de imaginação e bíblica, matérias que leciona na Confraria de Artes Liberais.
Na quarta palestra, após se falar sobre os gêneros literários que são a base de um imaginário vivo e funcional, o tema será a própria estrutura da memória e da imaginação. O olhar se voltará para trás a fim de entender as potências da alma que permitem ao homem formar um imaginário e, partir dele, se guiar no mundo tanto para entendê-lo quanto para atuar sobre ele. O Prof. Mário é o principal professor de gramática da Confraria de Artes Liberais, onde leciona também astrologia e cosmologia clássica. Também é tradutor, escritor e supervisor do projeto da Coleção 7 Artes Liberais.
A quinta palestra será sobre o impacto que o imaginário tem sobre as ações morais do homem. De fato, não é possível ao homem a ação inteligente no mundo sem modelos que ele possa admirar e imitar. Sem isso, o homem se reduz a um mero joguete de suas paixões mais baixas. O imaginário povoado de modelos a se imitar e a se rejeitar é a condição para a decisão correta e eficiente frente aos desafios do mundo. O Prof. Rafael é o atual presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), ex-secretário nacional da Cultura e ex-presidente da Biblioteca Nacional. É professor de cursos de literatura cultura clássica, em que enfatiza a leitura de enriquecimento do imaginário.
A sexta e última palestra tratará do mundo imaginal, a saber, um conceito há muito perdido que se equivale à ideia Alma do Mundo dos neoplatônicos e ao de Eviternidade dos medievais. Trata-se do mundo dos arquétipos como apreendidos pela imaginação; é, em última análise, a fonte de onde jorram as imagens verdadeiras, os símbolos na sua acepção mais poderosa. Para tratar de assunto tão difícil, convidamos o Prof. Luiz Gonzaga de Carvalho, principal professor do Instituto Cultural Lux et Sapientia e grande conhecedor do tema do simbolismo no Brasil.
– Acesso a todas as palestras
– Desconto de 40% para os primeiros 100 ingressos.