fbpx

Congresso de Educação

Que a Educação Ocidental passa por uma grave crise é, de fato, ponto pacífico entre aqueles que entendem do assunto.
Aqui, o Instituto Hugo de São Vítor deixará disponível todo o acervo de gravações dos congressos anteriores em que se tratou deste tema.

Conforme um dos motes do Instituto, a verdade deve ser buscada na sua mais crua – e por vezes mais  dolorosa – essência, se almejamos com ela chegar à libertação prometida: και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας. Para o Instituto, a verdade é a bússola da vida humana, que a conduz num caminho mais velho que o mundo.

O intuito dos congressos é, portanto, reunir professores em atuação em cada uma das disciplinas que julgamos essenciais para uma educação integral, com a finalidade de darem palestras que apontem, de maneira nua e crua, a verdade sobre a crise da educação atual.

Se você conheceu agora mesmo o IHSV, disponibilizamos abaixo as gravações dos congressos anteriores para que você vá se familiarizando. Seja muito bem-vindo.

6° Congresso de educação: Educação Ocidental

Começaremos com uma palestra sobre educação moral e da personalidade; entenderemos o motivo por que os clássicos são considerados fundamentais na construção do imaginário, na nutrição literária; veremos a estrutura da educação ocidental, desde a Grécia até a modernidade, para apreendermos seu espírito e fim último; passaremos pelo Trivium, que é a formação do intelecto para as habilidades linguísticas – Gramática, Retórica e Dialética/Lógica; descobriremos o porquê de as línguas clássicas serem as pedras fundamentais da educação linguística e clássica; percorreremos o Quadrivium, que é uma formação para a apreensão dos entes criados, que desenvolve o intelecto para a interação com mundo e para a ciência; e, por fim, teremos um vislumbre dos estudos superiores, a Filosofia e a Teologia.

A Formação da Personalidade: A educação da Moral

Os Clássicos da Literatura Universal na Educação

A Paideia Grega e a tradição pedagógica do Ocidente

O Trivium

As Línguas Clássicas

Os Estudos Superiores

O Quadrivium

5º Congresso de Educação: Literatura Católica

Este Congresso dispensa apresentações. Basta bater o olho no número de palestras e de palestrantes, na diversidade de tópicos e autores tratados, que facilmente se chega à conclusão de que se trata do maior Congresso de Literatura realizado no Brasil, se não desde sempre, ao menos em muito tempo, tanto pela amplitude como pela qualidade das exposições.

É uma verdadeira jornada literária, a qual, depois de rodar o Brasil entrevistando os melhores palestrantes à disposição, ainda recebeu uma excelente edição, com legendas explicativas e listas bibliográficas que situam o público dentro do universo abordado.

Literatura Católica: O que é?

Por que Chesterton? Desafios para resgatá-lo, traduzi-lo e divulgá-lo

Fiodor Dostoiévski

Como assim “Mero” Cristianismo?

O que define o escritor católico?​

Idade Média Latina​

Lírica católica: a beleza das letras cristãs na vida de oração

A Bíblia e a Literatura

É possível retratar a providência na literatura?

4º Congresso de Educação: Educação Jesuíta

O tema deste Congresso foi a educação jesuítica. Muitos motivos presidiram essa escolha, o principal deles o fato de que se trata da mais bem documentada empreitada educacional com inspiração clara na educação clássica de molde greco-romano. Sem mencionar que essa educação produziu frutos incontestes de sabedoria, santidade e ciência.

Com esse espírito em mente, os palestrantes visaram a elucidar como ocorria e o que inspirava esse projeto educativo em seu momento de apogeu, e a elencar o que poderia, e como poderia, servir de base para um currículo nos tempos atuais. O Congresso culminou no lançamento de duas obras do Padre Leonel Franca que tratam do mesmo tema, uma delas dedicada à Ratio Studiorum.

A Ratio Studiorum

A Ordem dos Estudos na Educação Domiciliar - Homeschooling

A Educação e a Liturgia Pe. Jorge miguel​

A Escola de Salamanca - Prof. Marcus Boeira​

Educação Medieval x Educação Renascentista - Prof. Rodrigo Naimayer​

Santo Tomás e a Companhia de Jesus - Prof. Sidney Silveira​

As Artes Liberais na Renascença - Prof. William Rezende

A Educação Jesuítica nas Missões Guaraníticas - Prof. Wilson Chagas Junior​

2º Congresso de Educação: Artes Liberais II

Conquanto o primeiro Congresso tenha lançado um olhar amplo sobre todas as artes liberais, este segundo congresso enfocou especialmente o Trivium, isto é, as três artes liberais relativas à linguagem: Gramática, Dialética e Retórica. A imaginação e a educação antiga são temas que perpassam as palestras e como que as atam em uma unidade mais profunda.

A Confraria de Artes Liberais e o IHSV

A unidade do Trivium

O Trivium na educação da imaginação

Aristóteles e o Trivium - TRECHO

A educação segundo Platão

A vida sem imaginação

Por que estudar o simbolismo natural?

Leitura, memorização e composição poética

Literatura e imaginário infantil

O estudo de línguas clássicas

1º Congresso de Educação: Artes Liberais I

Onde tudo começou. Este Congresso foi elaborado com o intuito de levantar interesse no tema das Artes Liberais e contou com palestras introdutórias sobre todas as sete artes, as quais procuram elucidá-las em seu contexto histórico e teórico.

Apresentação

Filosofia, uma disciplina acadêmica?

Retórica e Oratória

As Artes Milenares

Aritmética, Geometria e Ciências da Natureza

Música, Astrologia e Cosmologia Simbólica

Dialética e Lógica

Gramática, Literatura e Línguas

O Homem Político e as Artes Liberais

Homeschooling e Artes Liberais