
Que a Educação Ocidental passa por uma grave crise é, de fato, ponto pacífico entre aqueles que entendem do assunto.
Como já é tradição, o Instituto Hugo de São Vítor promove o seu VI Congresso de Educação agora com o título: A Crise da Educação Ocidental.
Conforme um dos motes do Instituto, a verdade deve ser buscada na sua mais crua e por vezes dolorosa essência, se almejamos com ela chegar à libertação prometida: και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας. Para o Instituto, a verdade é a bússola da vida humana, que a conduz num caminho mais velho que o mundo.
O intuito do congresso é, portanto, reunir professores em atuação em cada uma das disciplinas que julgamos essenciais para uma educação integral, com a finalidade de darem palestras que apontem, de maneira nua e crua, a verdade sobre a crise da educação atual.
Eis o itinerário do Congresso.
Começaremos com uma palestra sobre educação moral e da personalidade; entenderemos porque os clássicos são fundamentais na construção do imaginário na nutrição literária; veremos a estrutura da educação ocidental, desde a Grécia até a modernidade, para apreendermos seu espírito e fim último; passaremos pelo Trivium, que é a formação do intelecto para as habilidades linguísticas – Gramática, Retórica e Dialética/Lógica; descobriremos por que as línguas clássicas são as pedras fundamentais da educação linguística e clássica; percorreremos o Quadrivium, que é uma formação para a apreensão dos entes criados, a qual desenvolve o intelecto para a interação com mundo e para a ciência; por fim, teremos um vislumbre dos estudos superiores, a Filosofia e a Teologia.







Como participar?
O Congresso ocorrerá no dia 30/11 em Porto Alegre (em local ainda a confirmar) das 8:00 às 18:00hs.
Haverá duas modalidades de participação: presencial e online. Fizemos desse modo para atender a todos, seja os que querem a interação presencial e a troca de conhecimentos que só o contato pessoal permite, seja aqueles que não terão condições de vir até Porto Alegre, para que possam assistir posteriormente as gravações.
LOTE 1 DE INGRESSOS - até 15/10
Neste primeiro lote de ingresso você tem a oportunidade de garantir a sua presença no evento com um preço muitíssimo acessível, dado a qualidade das palestras apresentadas e o valor de estar um dia todo num ambiente de busca real do conhecimento.
Nos próximos lotes o preço, naturalmente, será maior. Aproveite.
Ingresso Presencial
Participe presencialmente-
Acesso presencial ao evento
-
Gravações disponíveis para assistir por um ano
Se você conheceu agora mesmo o IHSV, nunca havia tido contato com nossos congressos ou cursos e ainda não está convencido que este é um evento imperdível e importantíssimo: nós o convidamos a assistir aos vídeos logo abaixo. Saiba de tudo que já tratamos nos congressos anteriores.
5º Congresso de Educação: Literatura Católica
Este Congresso dispensa apresentações. Basta bater o olho no número de palestras e de palestrantes, na diversidade de tópicos e autores tratados, que facilmente se chega à conclusão de que se trata do maior Congresso de Literatura realizado no Brasil, se não desde sempre, ao menos em muito tempo, tanto pela amplitude como pela qualidade das exposições.
É uma verdadeira jornada literária, a qual, depois de rodar o Brasil entrevistando os melhores palestrantes à disposição, ainda recebeu uma excelente edição, com legendas explicativas e listas bibliográficas que situam o público dentro do universo abordado.
Literatura Católica: O que é?
Por que Chesterton? Desafios para resgatá-lo, traduzi-lo e divulgá-lo
Fiodor Dostoiévski
Como assim “Mero” Cristianismo?
O que define o escritor católico?
Idade Média Latina
Lírica católica: a beleza das letras cristãs na vida de oração
A Bíblia e a Literatura
É possível retratar a providência na literatura?
4º Congresso de Educação: Educação Jesuíta
O tema deste Congresso foi a educação jesuítica. Muitos motivos presidiram essa escolha, o principal deles o fato de que se trata da mais bem documentada empreitada educacional com inspiração clara na educação clássica de molde greco-romano. Sem mencionar que essa educação produziu frutos incontestes de sabedoria, santidade e ciência.
Com esse espírito em mente, os palestrantes visaram a elucidar como ocorria e o que inspirava esse projeto educativo em seu momento de apogeu, e a elencar o que poderia, e como poderia, servir de base para um currículo nos tempos atuais. O Congresso culminou no lançamento de duas obras do Padre Leonel Franca que tratam do mesmo tema, uma delas dedicada à Ratio Studiorum.
A Ratio Studiorum
A Ordem dos Estudos na Educação Domiciliar - Homeschooling
A Educação e a Liturgia Pe. Jorge miguel
A Escola de Salamanca - Prof. Marcus Boeira
Educação Medieval x Educação Renascentista - Prof. Rodrigo Naimayer
Santo Tomás e a Companhia de Jesus - Prof. Sidney Silveira
As Artes Liberais na Renascença - Prof. William Rezende
A Educação Jesuítica nas Missões Guaraníticas - Prof. Wilson Chagas Junior
3º Congresso de Educação: Educação Liberal
Neste Congresso, o qual marcou o início das atividades da Schola Classica e do Programa de Estudos Liberais (PEL), os palestrantes buscaram mapear o panorama completo da situação dos estudos liberais, em seus aspectos históricos, teóricos, das suas origens até a situação brasileira atual. O Congresso encerrou com a apresentação de um programa de estudos liberais a ser seguido nos anos seguintes.
Educação só para quem quer
O que é Educação Clássica
Educação Personalizada
Educação Liberal no Brasil
Educação do imaginário e retórica; quando a moral ilumina o discurso
Vida e Obra de Hugo de São Vítor
Um colóquio sobre o homeschooling
A situação da Educação Liberal no Brasil e um programa de estudos
Caminhos para uma educação clássica
Poesia é o início de toda educação
Empreendimentos Culturais
2º Congresso de Educação: Artes Liberais II
Conquanto o primeiro Congresso tenha lançado um olhar amplo sobre todas as artes liberais, este enfocou especialmente o Trivium, isto é, as três artes liberais relativas à linguagem: Gramática, Dialética e Retórica. A imaginação e a educação antiga são temas que perpassam as palestras e como que as atam em uma unidade mais profunda.
A Confraria de Artes Liberais e o IHSV
A unidade do Trivium
O Trivium na educação da imaginação
Aristóteles e o Trivium - TRECHO
A educação segundo Platão
A vida sem imaginação
Por que estudar o simbolismo natural?
Leitura, memorização e composição poética
Literatura e imaginário infantil
O estudo de línguas clássicas
1º Congresso de Educação: Artes Liberais I
Onde tudo começou. Este Congresso foi elaborado com o intuito de levantar interesse no tema das Artes Liberais e contou com palestras introdutórias sobre todas as sete artes, as quais procuram elucidá-las em seu contexto histórico e teórico.