Cadastro Aula Magna - Desmistificando o Imaginário - Instituto Cultural Hugo de São Vítor

Formar um imaginário é essencial para uma boa vida de estudos, mas, nesta aula, daremos um passo atrás e responderemos uma pergunta fundamental: 

O que é, de fato, "formar um imaginário"?

Este termo (formar o imaginário) virou uma moeda sem lastro.

O que percebemos é que as pessoas o repetem, sem nunca se atentar ao que ele se refere na realidade.

Todos concordam que é importante, que devemos formar o nosso imaginário, mas esse assunto será apenas um fetiche, até que o desmitifiquemos.

Primeiro de tudo, você deve entender que todos têm um imaginário. Essa dúvida não está em pauta. As pessoas que nunca ouviram falar desse termo, também o possuem.

Na antiguidade, por exemplo. Não existia a palavra “imaginário”. Isso é algo recente, do século XX para cá.

Isso significa que Aristóteles, Homero, Dante, Virgílio (e outros) não possuíam um imaginário? Bem pelo contrário, tinham um imaginário bem melhor formado do que o nosso, certamente.

A literatura, a filosofia e as belas artes sobreviveram por séculos sem esse termo.

A questão é que as palavras (e os termos) surgem por alguma necessidade: a de nomear algum fenômeno, por exemplo. Há uma hipótese de que – com o passar dos séculos – o imaginário popular empobreceu tanto que houve a necessidade de alertarmos que era preciso repovoar a imaginação das pessoas com boas figuras, pinturas, histórias, etc.

Em outras palavras, que era preciso uma “formação do imaginário”.

Na Aula Magna “Desmistificando o Imaginário”, trataremos a fundo do que é o imaginário, como ele é formado e como as duas potências da alma (a memória e a imaginação) se relacionam com ele.

Além disso, veremos como a aquisição de cultura impacta nesta formação imaginária.

Por fim, para encerrar a aula, forneceremos um caminho para que você possa ter segurança na sua formação do imaginário e aprofundar-se verdadeiramente no tema.

Essa Aula Magna será liberada no dia 13 de dezembro, no e-mail de todos que se inscreverem na lista de espera. É muito importante que você se cadastre, pois a aula será disponibilizada apenas para essa lista.

Ao final da aula, pode ter certeza que esse tema não será tão “místico” como ele é hoje, e você conseguirá responder a enigmática pergunta “o que é formar um imaginário?”